sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Baba de caracol "estressado" é utilizado em cosméticos

Renata Palha

Dermatologistas especializados
em cuidados da pele, garantem a eficácia da secreção do caracol para ser usada como cosmético. Os produtos possuem regeneradores e antioxidantes, que devem ser extraídos apenas quando o animal está estressado.É necessário que o creme seja elaborado com a secreção que o caracol expele ao receber estímulos externos, como radiações ou estresse mecânico, para reparar sua pele e se proteger das agressões externas, e não com a baba que o caracol desprende em seus deslocamentos.

Essa substância foi descoberta em 1994 e apresentada em forma de creme contendo secreções de cryptomphalus aspersa, ou caracol, como é vulgarmente conhecido. Segundo o dermatologista Romero Gomes “A baba do caracol é cicatrizante e está sendo usada em medicamentos que oferecem recuperação rápida para a pele”. A substância é procurada e aprovada por pacientes em casos de rugas, quelóides, cicatrizes, manchas de sol e senis, acnes e verrugas.

A substância ativa a síntese de fibroblastos, o que gera maior produção de colágeno e elastina, facilita a remodelação da membrana basal e inibe a ação dos radicais livres. Assim, oferece elevada capacidade regeneradora, reparadora e revitalizante à pele, especialmente no tratamento intensivo do fotoenvelhecimento.

Um comentário:

Manoela Cabral disse...

Muito interessante a matéria, nunca imaginei que um caracol ficasse estressado e muito menos que sua baba era utilizada em cosméticos !!! Como que se sabe que um caracol éstá estressado? rs

Adorei !!!! Beijos