sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Montevidéu é a primeira cidade da América Latina com WiFi nos transportes públicos

Renata Palha


Nessa quinta-feira, dia 9, a capital do Uruguai se tornou a primeira latino-americana que oferece aos usuários de transporte público o acesso gratuito à Internet através de um sistema sem fio WiFi instalado nos veículos.

Segundo o diretor da empresa uruguaia especializada em informática Netgate, Álvaro Lamé, a iniciativa surgiu com a intenção de que os usuários se apropriem das tecnologias e possam estar conectados ao mundo de qualquer lugar.

Esse avanço tecnológico trará grandes benefícios a turistas com computadores portáteis, usuários de celulares com tecnologia para internet e para crianças do Projeto Ceibal (Conectividad Educativa de Informática Básica para el Aprendizaje en Línea), que doa computadores para crianças.

Inicialmente, a conexão está disponível em três ônibus e será ampliada progressivamente para outros veículos. A primeira empresa a instalar WiFi em seus ônibus, foi a Americana Capital Metro, em 2006, que atraiu um maior número de passageiros para suas linhas mais longas, onde o passageiro tem tempo para aproveitar o serviço. Na época foi criticado por acharem que os transportes da cidade careciam de melhorias estruturais, que obviamente não passam pela internet.

Estamos cadê vez mais próximos desta conquistada de nossos vizinhos. Com as novas tecnologias logo teremos as classes menos privilegiadas tendo acesso à internet e com um bom incentivo, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

Veja mais:

Realidade on-line

Como Funciona a rede WiFi



segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Cientistas desenvolvem AirBag Humano para proteger idosos.

Com a população de idosos aumentando cada vez mais no mundo, é necessário possuir pessoas que se interessem em proteger os nossos bons e velhos velhinhos, por isso em um passo extremamente inovador cientistas desenvolveram o AirBag Humano.PROP, uma empresa sediada em Tóquio, criou uma almofada de ar que pode inflar em 0,1 Segundos caso haja a queda do idoso. O dispositivo se prende ao redor do corpo, dando proteção para a cabeça e quadris, mas as almofadas AirBag, só funcionam corretamente e perfeitamente se a vítima cair para trás, ou seja, de costas.Mitsuya Uchida, presidente do PROP, disse que a invenção é voltada aos idosos com epilepsia, que são extremamente vulneráveis às súbitas e perigosas quedas.As Almofadas AirBags pesam cerca de 2,5Kg cada e ficam presas em volta da cintura, onde há vários sensores elétricos ativados que conseguem detectar movimentos bruscos e assim ativar o dispositivo. Logo que ocorre a queda, cerca de 15 litros de ar comprimido são injetados nas almofadas infláveis para proteger as mais vulneráveis parte do corpo.





Fonte: DEVICE

Pessoas com sobrenome incomum têm mais sucesso

Pessoas com sobrenomes raros têm mais chance de obter sucesso na vida, afirma um estudo realizado por cientistas de três universidades espanholas.
Um dos autores do estudo, Ignacio Ortuño, que faz parte do Departamento de Economia da Universidade Carlos 3º de Madri, explica que, quanto mais raro é o sobrenome, mais aparece entre profissões de nível econômico superior.

A investigação afirma ainda que nos trabalhos que requerem graduação, aparecem menos os sobrenomes mais comuns, e sua presença em profissões como advogado, médico, político ou professor universitário é 20% menor que em outras ocupações.

Os cientistas trabalharam durante um ano com dados extraídos diretamente das listas telefônicas da Espanha, bases de dados de universidades e dos setores de Medicina e Direito, além de comparar censos atuais e do século 19. Segundo Ortuño, a pesquisa reflete a falta de mobilidade social nas últimas gerações, já que, no século 19, as famílias com status social alto tendiam a utilizar sobrenomes.

Fonte www.folha.com.br